mae_babada

Sinto-me uma mãe babada AO QUADRADO, tragam-me um lenço...ou melhor, um lençol

Lilypie Baby Ticker
Lilypie Baby Ticker

sexta-feira, abril 29, 2005

para aqueles que ainda têm
MÃE
ESTIMEM-NA!!!
MÃE HÁ SÓ UMA.




UM BEIJO MUITO GRANDE PARA A MINHA MÃE
AMO-A PROFUNDAMENTE


olá-olá

Ando um pouco desaparecida eu sei, mas o facto é que tenho uns problemas familiares que me dão pouca vontade de escrever.

Entretanto, vocês que são papis, e que têm de fazer festinhas de anos, alguém sabe me dizer sítios ^para organizar um aniversário??? (para crianças)

Fico à espera duma resposta


quarta-feira, abril 27, 2005

MÃE

MÃE


MÃE , esta palavra começei a ouvir desde sábado!


Deve achar piada ao som nasalado.


Mas eu gosto tanto do MA-MÃ!

MÃE - MÃE-MÃE - MÃE MÃE - MÃE-MÃE - MÃE MÃE - MÃE-MÃE - MÃE MÃE -
MÃE-MÃE - MÃE MÃE - MÃE-MÃE - MÃE MÃE - MÃE-MÃE - MÃE MÃE - MÃE-MÃE


Há coisas que me deixam surpreendida...

coisas que contadas perdem a graça


Vestia umas calças cremes..

a B. observava... de repente... dirigiu-se ao camiseiro, abriu a gaveta, tira um (o) cinto azul, fecha a gaveta e vem dar-me o dito... só faltou dizer:

toma mamã! o cinto é dessas calças, vais precisar dele!

Obrigada bebé.


terça-feira, abril 26, 2005

fim-de-semana de patos, gansos, galinhas e galos, vacas, grandes vacas!!!, ovelhas, cães, e coelhos.


A B. delirou, cada vez com maior percepção de que os animais são nossos amigos, ela gritava, chamava, eu sei lá... adorou o fim de semana

...


eu também

descansei, relaxei ao "som" duma bohémiazinha, decididamente a minha cerveja de verão 2005... e ao "toque" dum javali que eu comi!!! Lá se foi a dieta... ainda por cima ontem fez anos um pessoa muito especial e não pude faltar, estive com ela para assinalar esse dia tão importante na vida dela.

um beijo grande para ti.


sexta-feira, abril 22, 2005

consulta dos 2 anos

Como a necessidade é mais importante do que a rotina, hoje fomos à pediatra para ver a tosse da B., aproveitando para fazer a consulta dos 2 anos, apesar de ter quase 23 meses.

Altura: 89cms
peso: 12.300Kgs.

A tosse não é nada de problemático.


Quanto aos biberons nocturnos... encolheu os ombros... e disse-me: tudo tem o seu tempo, tem de aguardar que passe, é mesmo assim!

Acabaram-se as vitaminas... ufa que bom...


Agora só daqui a 6meses.

Relembrou para dar a sopa sem ser triturada para haver absorção das fibras no intestino. (já acontecia)

Morangos não tem problema, mas não abusar porque têm muitos químicos.


quinta-feira, abril 21, 2005

Os limites (continuação) - estabelecimento de limites nas famílias

do dito livro
«
(...)


Resumo:


- dar mais e esperar mais

- a disciplina como ensino

- castigos corporais já não são aceites

- nunca humilhar

- incluir as expectativas na relação

- adaptar as expectativas à idade da criança

- autodisciplina

- disciplina no final de um dia de trabalho

- os pais como equipa

»


Concordo com estes tópicos-resumo, mas não deixo de salientar que quando chego ao pé da B., após um dia de trabalho, ou seja de estar ausente dela desde as 09.00h até ás 18.45h (quando não é mais tarde)é extremamente díficil não se ser permissiva em determinadas situações. Não é em tudo, claro!!! mas quem é que quer ser rígida após uma ausência tão grande. Até acho piada a determinadas situações... é como se me risse para dentro.



A permissividade...até onde?


No percurso de trabalho para casa, vamos sempre a ouvir as músicas da Carochinha, a Leopoldina.. eu sei lá, todos os cd's infantis. Eu já estou farta!, mas de forma a termos um percurso tranquilo, dou por mim a cantar o atirei o pau ao gato, mais de 10 vezes seguidas. E lá vamos nós pela 2ª circular fora.

A B. já deve estar farta dos mesmos cd's, tenta procurar músicas diferentes. Então quando lhe dá para aquele lado, sai de baixo! Passa o caminho todo a dizer: - Na-Não!- Na-Não!- Na-Não!- Na-Não!- Na-Não!- Na-Não!- Na-Não!

E eu vou saltando de faixa em faixa, e ela:

- Na-Não!- Na-Não!- Na-Não!- Na-Não!- Na-Não!- Na-Não!- Na-Não!


NÃO HÁ PACIÊNCIA!

ÀS VEZES SAI DE LÁ UM BERRO!

... mas é pior, pois começa a chorar, e o sentimento de arrependimento vem logo de seguida. Tantas horas fora e o que sai é "- chega Beatriz! agora vamos ouvir esta!"

Há que ter paciência, mas o trajecto é longo para mim, para ela ainda é pior. Ela terá que compreender que nem tudo pode ser como ela quer. MAs é muito díficil.


Então, carrega-se no play e lá vamos nós, mais uma voltinha no carrocel!


Agora vou fazer uma cópia de todos os cd's, para termos nos dois carros. Assim já há por onde escolher.


quarta-feira, abril 20, 2005

nova rúbrica

Decidi inserir uma rúbrica no meu blog. Será sempre educativo, uma vez que não vou inventar nada, vou apenas salientar pontos que acho muito importantes. Não quero com isto armar-me em psicóloga, apenas estar atenta.

Tenho um livro de cabeçeira muito bom, pelo menos assim o achamos, eu e a minha cunhada (psicóloga), sobre a criança e o seu mundo.

Hoje vou escrever sobre os limites!


deixo aqui as ideias gerais sobre este tema, talvez ajude, tiradas do dito livro


«... além do estabelecimento dos limites, recomendo que em cada dia haja tempo para a crianças estar com os pais, sem constrangimentos. Chamo a isto tempo passado no chão. (...)

Além disso, respeitamos sempre a perspectiva da criança, mesmo que discordemos. Tenta-se sempre incentivar a mudança em pequenos passos....

se for necessário estabelecer muitos limites, aumente a «dose» de afecto na mesma proporção. Se sentir que está a chegar a uma situação em que está a estabelecer demasiados limites com a criança, não deixe a relação deteriorar-se. POde acontecer que começe a ficar zangado. Ela torna-se agressiva e você começa a retrair-se e deixa de brincar com ela porque passa a maior parte do tempo zangado. A vida torna-se assim numa luta pelo poder. O afecto e o carinho perdem-se. POrtanto se aumentar os limites, aumente também o afecto. Quanto mais se der, mais se recebe.

(...)

Depois tem de se trabalhar com a criança na antecipação do que acontecerá no futuro, se ela não voltar a repetir o erro cometido. Através destas experiências, as crianças aprendem duas importantes lições: estão a a prender a lidar com o seu próprio egoísmo, raiva e responsabilização.

O factor mais importante do amadurecimento do carácter está na forma como se lida com as frustrações. Isto é muito importante. Ao criar empatia com a criança, estamos a ajudá-la a expressar a sua frustração quando não consegue fazer a sua vontade ou quando considera algo injusto. Além disso, através dos limites estabelecidos e das conversas tidas, estamos a transmitir-lhe aspirações, objectivos e expectativas e isto dá-lhe uma sensação de segurança.»


terça-feira, abril 19, 2005

não percebo

No fim de semana estiveram uns amigos lá em casa, a Tânia e o Pedro. Até aqui tudo bem. A B. sempre bem disposta, faladora de portucanholês, uma mistura de português com outra língua talvez espanhol com chinês.

Quando a Tãnia me diz... "tão gira, a Beatriz a dizer é a minha mamã... é a minha mamã... e repetia.."

fiquei a olhar...

e pensei .. mas a beatriz diz "é a minha mamã... ".. fiquei incrédula porque nunca tinha reparado, nem percebido tamanha frase, que deixa qualquer uma, muito menos a minha pessoa , babadíssima...

sorri, mas incomodada por não ter percebido tamanha frase, que já há muito tempo a Beatriz diz.


Continuo incrédula por não ter sido perspicaz.


Ontem à noite deitadas na cama decidi pedir-lhe...

Beatriz repete lá: é a minha mamã!!!

e ela disse " é a memmmm mamã"


e pensei...


a Tãnia estava certa.

muito parva!


segunda-feira, abril 18, 2005

Fim de semana estranho.....

Sábado uma correria a fazer as últimas compras da toiiiletttte para o baptizado.

Esta estranha maneira de ser que se apoderou de mim, desde que me casei, já me começa a irritar. Deixo tudo para o fim... eu... moi même... que fazia tudo com semanas de antecedência, dou por mim a comprar na véspera uns sapatos para a cerimónia, e a borrifar-me se não os encontrar... será desleixo???

Até no próprio dia...???? sim , como tu andas... «pára aí o carro que eu tenho de ir ao shoppping, falta-me a porcaria da encharpe!».... e já agora..«levo este colar, brincos não. ficam mal, só o colar!» e lá fui eu...

depois, depois um suspiro... estou linda... não me falta nada... quer dizer podia ir melhor, não vou nada de especial, mas já está feito... afinal de contas, perante os outros convidados, até estava muito bem... e suspirei de alívio por me sentir ao nível da ocasião.


Baptizado nos Jerónimos.....

sem a Beatriz... estranho...

poucas foram as situações que a beatriz não me acompanhou, anda sempre atrás de nós, não só por uma questão de opção, mas também por falta de apoio familiar. Não há muita gente que se ofereça para ficar com ela. Também não peço. Evito ao máximo sobrecarregar os meus pais, já basta durante a semana. Mas desta vez, lá ficaram com ela...

...de vez em quando, corria uma sensação melancólica por não estar ali comigo, faltava qualquer coisa... mas pensei sempre, estaria bem e estava, já que foi para o parque e para os primos... e foi melhor assim... descontraí como já não fazia há muito... foi bom, muitobom, conversei sem aquela preocupação de almoços, sestas, lanches e outras coisas mais e essecialmente de timings.


sexta-feira, abril 15, 2005

confirma aquilo que vês!!! Always!

Pediu para ir brincar para o bidé, como faz sempre que chegamos a casa.

Lá foi, mesmo já farta da brincadeira, acabo por deixar. É o momento de descontração dela, antes do banho, e o meu também, pois oriento as coisas todas.

Perante o silêncio decidi ir ver o que se passava, mas não querendo que ela me visse, espretei pela porta. Lá estava ela, bebendo água pelo bidé (que é só dela), lavando os dentes...bebendo água pela chávena... toda contente.

Descansei, uma vez que há tanta dificuldade para que ela beba água, o facto de estar distraída e a brincar, sempre vai bebendo alguma coisa. A água é tão importante que aproveito qualquer situação para que ela a beba.

Passado uns minutos, disse-lhe que eram horas do banho. Preparei as coisas e levei tudo para a casa de banho. Foi então que deparei com o bidé com uma água esbranquiçada . Não quis acreditar. Ao mesmo tempo incrédula e conformada. Já me começo a habituar a "situações" destas.

A água que eu fazia tanta questão que a Beatriz bebesse tinha um sabonete lá dentro. Olhei para ela tentando ver se estaria bem disposta, e lá fui com ela para a cozinha: « Vamos Beatriz bebe esta água toda!, È importante, vá bebe!»


as palavras da Beatriz

è verdade que a Beatriz começou a falar cedo...

começou por dizer mamã, papá, vovó etc etc...

Disse sempre muitas coisas, mas apenas dizendo a primeira sílaba, por exemplo

prima diz pi

tomás diz má

tia diz ti

e por aí



Ora se até agora o

mais era má,



a Beatriz começou agora a dizer máischhh

e é tão doceeeeeee

Estou sempre a pedir-lhe que me diga "mais", sabe tão bem ouvir...


O que mais me fascina, ou melhor, uma das tantas coisas que eu adoro , é a doçura da B. È tão meiga a falar que me dá sempre uma vontade de amarfanhá-la.


maischhcch
maischchchch
maischchchhc

e ouvi-la a dizer TÀXIiiiiiii

adoroadoroadoroadoroadoroadoroadoroadoroadoroadoroad
oadoroadoroadoroadoro


quarta-feira, abril 13, 2005






You Will Die at Age 88



88





Congratulations! You take good care of yourself.

You're poised to live a long, healthy life.



segunda-feira, abril 11, 2005

Voltou a repetir a graça...

Desta vez foi com verniz vermelho...


a boca toda...as bochechas...

no infantário perguntaram... tem borbulhinhas na cara?!!!

pudera, a acetona não foi feita para aplicar na pele, muito menos dos bebés, mas naquele caso o que é que eu ía fazer?!






Na festa de anos da Joana ouvi o seguinte comentário... a Beatriz vai ser daquelas, com cara de anjo, e um piorio, vai fazê-las todas por trás... e eu no fundo, a ouvir e a rir-me por dentro... travessa... que giro...



- Beatriz, deixa a gaveta da cozinha, não mexe aqui!!! (aquelas gavetas que tem tudo e quando queremos alguma coisa, parece que não tem nada)

dá meia volta... vai-se embora...
deixei o meu pensamento voltar ao descascar de batatas e legumes para a sopa...de repente, olhei...

ali estava ela... a gaveta, sim a mesma gaveta da repreensão toda aberta, e os fósforos todos espalhados no chão. A B. queria a caixa dos fósforos...

O que vale é que a B. é muito arrumadinha, e apanhou tudo, e nem se importou.

Acho que me quis mostrar que é teimosa, e mais teimosa do que a mãe.


a avô cantigas

Dia 30 vem ao shopping de Miraflores, e nós vamos vê-lo. Vai ser giro.


quinta-feira, abril 07, 2005

Algumas vezes tenho dito que a B. tem um feitiozinho.... uhhhhhh.....

será possivel que ao fim de 8 horas de não ver a sua mãe, que a trate com tamanha indiferença que nem se quer olha para ela!!!, que não se importa que ela finja que se vai embora, nem se quer olha para trás para confirmar se foi verdade ou não....eu esforço-me: queres bincar, olha a mamã dá colinho... nada...nada serve... ignora-me por completo, e não desmobiliza... hirta e firme na sua indiferença!



sinto-me descartada do baralho...

será que não sou assim tÃO importante....


minina dificil esta.... cheia de personalidade... feitiozinho... sai de baixo


segunda-feira, abril 04, 2005

No fim deste mês a beatriz faz 23 meses.

Desde o dia 8 de Fevereiro que raras foram as excepções que o DVD do Shrek não passou lá em casa... adora e está sempre a pedir o «ééque»

agora, não sei se por influência desse filme ou de outro, ou de novelas, ou dos colegas do infantário, o certo é que a B. ontem presenteou-me com um longo beijo de príncipes e de princesas super apaixonados...

e foi tão bom.


sábado, abril 02, 2005

viro costas e olha o que acontece....

estou bonita mamã!!!! Posted by Hello




a propósito... aquilo do contar até cinco era mentira...lol

e propósito, Fernão o teu livro é muito bonito ao contrário do que disse na Sexta-feira, a culpa foi do dia 1 de Abril.


sexta-feira, abril 01, 2005

Hoje a Beatriz acordou muito bem disposta.

è verdade tenho andado um pouco preguiçosa para escrever.


Mas o facto é que não tenho muitas novidades, apenas o quê...

a Beatriz está cada vez mais gira, mas isso não é uma novidade.

que começou a falar, e já sabe contar até 5! com quase 23 meses já sabe contar.

é um máximo.



diversos >
JúlioMachadoVaz